Por Aibes em 26/05/2023
Governo decreta estado de emergência zoossanitária em todo o país

Na noite de segunda-feira (22), foi publicada pelo governo a decisão no Diário Oficial, decretando estado de emergência zoossanitária em todo país por 180 dias, devido ao avanço do número de casos de influenza aviária.

A ocorrência em aves silvestres já foi registrada no estado do Espírito Santo e Rio de Janeiro, o número de casos subiu de cinco para oito, não há ainda casos identificados em humanos.

A portaria autoriza o governo federal a repassar recursos e auxiliar estados em medidas de contenção, além de permitir ações integradas entre o Ministério Público da Agricultura e outras pastas.

A transmissão da doença para humanos pelo vírus da influenza aviária pode ser adquirida por meio do contato direto com aves infectadas vivas ou mortas, não sendo transmitida pelo consumo de carne de aves e nem de ovos.

Ao identificar aves doentes as autoridades pedem que acione o serviço veterinário ou realize a notificação por meio do e-Sisbravet, e que evitem o contato direto com elas.

De acordo com o Ministério da Saúde, 33 amostras dos casos suspeitos da influenza aviária em humanos no Espírito Santo deram negativo, outros dois casos suspeitos estão sendo investigados. Sendo assim, o Brasil segue sem nenhum caso da doença em pessoas.

Fonte: cnnbrasil.com.br

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..